quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

Avaliação do curso.



O curso de Linguagem e Escrita oferecido pela E.A.P.E., sob a direção dos orientadores Lenita e Maurício, chegou ao final atingindo os seus objetivos.

Concluo essa minha análise amparado pelo próprio material didático do curso onde se percebe claramente que a finalidade do curso não era formar o cursista em um "mestre ou doutor na Língua Portuguesa", mas sim permitir condições para que o cursista entendesse e pudesse usufruir das inúmeras possibilidades de comunicação na Língua Portuguesa de forma clara, isto é, poder criar mensagens que fossem compreendidas por completo sem permitir uma dualidade de interpretações e, com isso, facilitando a comunicação entre o comunicador e o(s) receptador(es) a ponto de obter a resposta correta da comunicação ou questionamento. Neste sentido o curso apresentou em seus fascículos diversas situações corriqueiras da má comunicação existente e, portanto, responsável pela má compreensão e conseqüente resposta.

O curso abordou os fascículos de uma forma sistemática que permitiu ao cursita uma preparação antecipada de seus conteúdos permitindo, assim, um colóquio da turma baseado no tema e gerando com isso uma discussão entre os cursistas (dentro das posssibilidades) seguida de uma conclusão do assunto. Registro isso porque nem sempre foi e nem é possível determinar uma única forma de resposta para certa situação ortográfica, morfológica (principalmente com suas classes gramaticais), morfossintaxe, semântica (com os seus "significantes e seus significados). Aliás este não era o objetivo do curso, isto é, não era objetivo formar o cursista em um "conhecedor profundo" da Língua Portuguesa mas sim, permitir que o participante conhecesse, compreendesse e soubesse usufruir corretamente das ferramentas que a Lingua Portuguesa põe à sua disposição.

Finalmente aponto que o curso para mim foi muito bom até porque me apontou "alguns" erros praticados em minhas atividades diárias e também permitiu que eu compartilhasse "algumas" destas situações para os colegas com a finalidade de perceber uma melhor solução para estas atividades vivenciadas. E mesmo com as minhas ausências, devido à necessidade de participar de outras atividades determinadas pela Equipe de Coordenação da escola onde trabalho, entendo que finalizei o curso conquistando os objetivos esperados que era manusear a Língua Portuguesa de uma forma melhor e mais próxima da escrita correta. Mas vejo ainda que há muito que se melhorar... a começar pelas vírgulas que, em muitas vezes, insistem em ficar fora do lugar.

Nenhum comentário: