domingo, 17 de dezembro de 2017

Me pequeno desabafo de que a ditadura não é sinônimo de opressão e sim disciplina, organização, desenvolvimento...

Muitas pessoas da nova geração (anos 90 para cá) acham que a ditadura foi um meio opressor do governo dirigido por militares oprimir as pessoas. Que equívoco. 
Ditadura, ao meu ver, foi desenvolvimento. É claro que foi com braço forte mas mas com êxito no modelo administrativo exercido por exemplo: não havia greve. Você podia sair de casa a qualquer hora porque sabia que o seu meio de condução (transporte público) estaria funcionando normalmente e então o seu retorno para casa estaria garantido. Você era melhor atendido nos meios hospitalares pois não havia as longas filas de esperas em situações inadequadas para os enfermos. Não havia atraso de salários.
Alguns defendem que a vigilância dos militares no contrôle das atividades individuais das pessoas eram constantes, controlada e rígida. Que inversão da verdade.  Verdade era que só aqueles que faziam "coisa erradas" (como hoje) é que iam para cadeia. Imagine você fazendo um sequestro de um embaixador e ainda desejar fiar impune (confira o filme O Que É Isso, Companheiro?). Pelo que sei não conheço ninguém de bem  da minha rua, quadra, cidade (moro em Ceilândia/Brasília-DF) que foi torturado pelos militares. Não tenho conhecimento de ninguém que teve o seu direito de andar depois das 18:00 horas nas ruas como o frequentadores de igrejas evangélicas que geralmente tinhas seus cultos à noite e também os espíritas e adeptos de candomblé além de outros, Você não via prédios caindo com frequência e ceifando vidas diariamente nem tampouco asfaltos em más condições e nem se pensava em em super-faturamento e desvio e/ou esbanjamento de dinheiro público por parte dos nosso políticos e governantes nacionais. Os presidentes militares, nenhum deles morreram ricos. Na nova democracia, exceto o primeiro presidente eleito pelo povo Tancredo Neves,  todos os demais angariaram riquezas ao longo de seus mandatos e consequentemente em todos os escalões do governo sucedeu-se a mesma coisa. Ah, sem falara nas escolas. Aliás, os últimos mutirões de escolas foram feitos na época dos militares. Hoje, na atual democracia, se sabe que criança nascem todo ano, crianças ingressam nas creches e escolas públicas todo início de ano e, infelizmente, não se vê construção de escolas e creches e estabelecimento voltados para a educação. Que país é esse? Já questionava em sua música a Banda Legião Urbana com seu vocalista Renato Russo. Dançávamos e cantávamos empolgadamente sua música mas sem saber no fundo a mensagem visionária que ele estava nos passando. Hoje estamos vivendo essa realidade.
Mas para entender um pouco mais sobre o assunto vamos ver esse vídeo de alguém com mais conhecimento de vida do que eu é que expôs muito bem o que eu desejo falar:



Mas a solução de melhoria desta situação está em nossas mãos. Mas temos que ter compromisso, disciplina e empenho para exigirmos e executarmos essas mudanças. Mas quando vamos iniciar?

Nenhum comentário: